Tênis Malha Tênis Shoes Retta Malha com Sola Preto Branca Ewdq7nx Tênis Malha Tênis Shoes Retta Malha com Sola Preto Branca Ewdq7nx Tênis Malha Tênis Shoes Retta Malha com Sola Preto Branca Ewdq7nx

A divulgação dos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2017, na semana passada, mostra uma realidade desesperadora no ensino público. O exame apontou um desempenho baixíssimo em língua portuguesa e em matemática de alunos brasileiros às vésperas de concorrer a uma vaga no ensino superior.

Apenas 1,62% dos estudantes da última série do ensino médio que fizeram os testes desse componente curricular no Saeb 2017 alcançaram níveis de aprendizagem classificados como adequados pelo MEC.

O índice equivale a cerca de 20 mil estudantes do total de 1,4 milhão que fez a prova nessa etapa.

Na disciplina de matemática, a situação não é muito diferente: somente 4,52% dos estudantes do ensino médio avaliados pelo Saeb 2017, ou cerca de 60 mil, superaram o nível 7 da Escala de Proficiência da maior avaliação já realizada na educação básica brasileira.

Parou no tempo

A preocupação maior se dá porque, com esses resultados, o MEC atestou que se não houver uma mudança no panorama no ensino médio brasileiro, em breve os anos finais do ensino fundamental vão superar a última etapa da educação básica em relação aos ganhos de aprendizagem.

De forma geral, a baixa qualidade nessa etapa prejudica a formação dos estudantes e, consequentemente, atrasa o desenvolvimento social e econômico do país.

A avaliação é realizada periodicamente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação.

Malha com Sola Shoes Branca Malha Tênis Preto Retta Tênis O estudo demonstrou um ensino médio praticamente estagnado desde 2009, o que tem agregado muito pouco ao desenvolvimento cognitivo dos estudantes brasileiros.

No fundo do poço

O ministro da Educação, Rossieli Soares, destacou que, mesmo com algumas evoluções nas etapas dos anos iniciais e finais do ensino fundamental, o nível de aprendizagem médio do país ainda se situa no limite inferior do nível básico, conforme intepretação do MEC.

“O ensino médio está no fundo do poço. É inaceitável que mais de 70% dos estudantes do ensino médio estejam no nível insuficiente tanto em língua portuguesa quanto em matemática, após 12 anos de escolaridade”, destacou.

A edição deste ano avaliou com testes de língua portuguesa e matemática mais de 5,4 milhões de estudantes do 5º e 9º ano do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio, em mais de 70 mil escolas.

Piauí avança

Os resultados do Saeb 2017 também revelaram amplas desigualdades educacionais no Brasil. Conforme o Inep, nove estados registraram as maiores proficiências médias em ambos os componentes avaliados em todas as etapas avaliadas: Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Outros se destacaram por proporcionarem mais ganhos de aprendizagem aos seus estudantes, em ambos os componentes avaliados e em todas as etapas avaliadas, quando se compara as edições de 2017 e 2015.

Nesse caso estão Acre, Alagoas, Ceará, Goiás, Piauí e Tocantins.

No ensino médio, o Piauí teve o quarto melhor desempenho do Nordeste em matemática, ficando com média de 249,08, à frente de Alagoas, da Bahia e da Paraíba.  (Com informações do portal.inep.gov.br)

 

Foto: Divulgação

Revista da Latam destaca belezas naturais do Piauí

Piauí natural

A nova edição da revista de bordo da Latam traz muitas imagens do Piauí, registradas pela lente do fotógrafo e médico Valdeci Ribeiro.

Ele foi a locais de grande visitação turística e também a outros ainda praticamente desconhecidos e inexplorados.

Palanque

Lula e Bolsonaro que se cuidem!  De acordo com o Estadão, o candidato do Novo a presidente, João Amoêdo, aparece como o que mais investe em mídias sociais.

Nas duas últimas semanas, o Google registrou, em média, mais interesse em buscas pelo candidato Amoêdo do que por nomes como Geraldo Alckmin (PSDB), Maria Silva (Rede), Ciro Gomes (PDT) e Henrique Meirelles (MDB).

Por enquanto, ele só não foi mais procurado do que Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PSL).

Nas redes

Por isso, o candidato do novo já passou da condição de completo desconhecido a sucesso nas redes sociais.

Com apenas cinco segundos no rádio e na TV, ele estreou seu programa no sábado (1º) com uma única promessa: acabar com o horário eleitoral obrigatório.

O pouco caso que fez do espaço que lhe foi reservado pela Justiça eleitoral contrasta com o investimento feito pelo ex-banqueiro na comunicação por meio de grupos de Whatsapp, do Facebook, do Instagram e do Twitter.

Cidadania

Shoes Tênis Malha Branca Preto com Sola Retta Tênis Malha O piauiense Vicente Leal de Araújo, ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça (STJ), é o mais novo Cidadão Honorário de Brasília. Ele recebeu o título na sexta-feira  passada, na Câmara Legislativa do Distrito Federal, em sessão prestigiada por parlamentares, pela família e por colegas de profissão.

A homenagem foi proposta pelos deputados Joe Valle (PDT), Wellington Luiz (MDB), Raimundo Ribeiro (PPS) e Celina Leão (PP).

Vicente Leal nasceu em Jaicós, em 1943.

Sola Retta com Shoes Malha Malha Branca Tênis Tênis Preto Foto: Divulgação

Feira da Cidadania O presidente do Sesi, João Henrique Sousa, participou ontem à noite do encerramento da Feira da Cidadania, em Água Branca. O evento começou na sexta-feira e fez 5058 atendimentos à comunidade, incluindo serviços médicos em três especialidades, expedição de documentos e de salão de beleza. Houve também apresentações artísticas, culturais e esportivas. O presidente do Sesi entregou prêmios às equipes campeãs. O evento foi apoiado por diversas instituições, entre elas a Fiepi e a Prefeitura de Água Branca. A próxima feira será em Altos, no final de semana que vem.

 

 

* Já fora da disputa pela reeleição, o deputado Rodrigo Martins aposta que na renovação dos mandatos dos parlamentares eleitos junto em ele, pelo PSB, em 2014 – Átila Lira e Heráclito Fortes.

* Há quem estranhe o governador Wellington Dias atrelar a sua campanha de reeleição à imagem do ex-presidente Lula.

* Ora, se outros que não são “assim com o homem” estão desesperadamente procurando se agarrar nele, imagine o governador, que é Lula desde criancinha!

 * Será hoje, a partir do meio-dia, o debate da TV Cidade Verde com os candidatos a governador, com transmissão também pela Rádio Cidade Verde.

 

 

Pode isso, Arnaldo?

Do maratonista Joaquim Saraiva, candidato a senador pela Democracia Cristã:

- Quando o time está perdendo, pede-se para mudar o time e o técnico. A mesma coisa deve ser também na política.

 
VIA UNO Matelassê Sapatilha White Matelassê VIA Off Sapatilha VIA Off UNO Sapatilha White White Off Matelassê UNO w4HWCqzWx

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O TSE barra a candidatura do ex-presidente Lula 

 

Aconteceu o esperado: o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) barrou, ainda que à base de muito contorcionismo, a candidatura do ex-presidente Lula ao Planalto nas eleições de 7 de outubro próximo.

Seis dos sete juízes do TSE votaram contra o petista. A apenas o ministro Edson Fachin defendeu o direito do ex-presidente de se candidatar e fazer campanha, mesmo estando condenado em segunda instância e preso.

Lula cumpre pena de 12 anos na sede da Polícia Federal, em Curitiba, por corrupção e lavagem de dinheiro.

O TSE decidiu tirá-lo da disputa com base na Lei da Ficha Limpa, sancionada pelo próprio Lula, em 2010. A lei torna inelegíveis candidatos condenados por colegiado. Ela já alcançou milhares de políticos no país.

Sem defesa

A defesa do ex-presidente deixou claro, já no início do uso de seu tempo, que não encontrava argumento na legislação brasileira para validar a candidatura do ex-presidente.

Assim, apegou-se ao pedido feito recentemente pelo Comitê de Direitos Humanos da ONU para que o Brasil "tome todas as medidas necessárias para assegurar que Lula possa exercer, enquanto está na prisão, os seus direitos políticos como candidato na eleição presidencial de 2018".

Qualquer acadêmico de direito em início de curso sabe que tal recomendação não tem força de lei.

A pressa do TSE

O relator do processo, ministro Luís Roberto Barroso, ao votar contra Lula, destacou a necessidade de se resolver rapidamente uma situação que acentua as dúvidas sobre eleições que se anunciam as mais incertas das últimas décadas.

"Neste momento complexo e polarizado, a melhor alternativa é que a Justiça Eleitoral esclareça com celeridade, transparência e coletivamente o marco definitivo dos candidatos a presidente antes do (início) do horário eleitoral, que pode ser decisivo".

Boi voa?

O ministro Luiz Edson Fachin também não encontrou amparo na legislação brasileira para proferir o único voto a favor de Lula e agarrou-se com as duas mãos à decisão da Comissão das Nações Unidas de "reconhecer o direito" do ex-presidente "de apresentar sua candidatura".

O voto de Fachin causou surpresa, já que o ministro encarregado da "Lava Jato" no Supremo ele tem sido implacável com os réus da operação denunciados pelo Ministério Público.

Não foi sem razão quem um renomado operador do Direto, vendo a cena, assim descreveu o voto do ministro: “Fachin está querendo fazer um boi voar”.

PT na luta

Logo após a decisão do TSE, o Partido dos Trabalhadores emitiu nota avisando que lutará "por todos os meios para garantir" a candidatura de Lula.

O ex-presidente enfrenta mais cinco processos na Justiça. Ele se declara inocente em todos e denuncia uma perseguição midiática e judicial para impedi-lo de voltar ao poder.

Foto: Brasil247.com

Haddad em campanha para presidente

Favas contadas

No fundo, o PT também já esperava essa decisão do TSE. Tanto que escalou o ex-ministro Fernando Haddad para ser o seu eventual substituto.

Sem bandeira e sem discurso, o partido aproveitou os ritos processuais que tornam a justiça lerda para tentar encaixar Lula no papel de vítima, mesmo que à custa do tumulto do processo eleitoral.

A estratégia petista deu certo. Uma pesquisa Datafolha atribuiu a Lula, na semana passada, 39% das intenções de voto, 20 pontos a mais do que o candidato Jair Bolsonaro (PSL), o segundo colocado.

A pesquisa também indicou que Lula derrotaria qualquer adversário em um possível segundo turno.

As 'viúvas' de Lula

Não apenas o petista Fernando Haddad lutará a partir de agora para herdar os votos de Lula.

Sem a menor cerimônia, outros ex-candidatos presidenciais também fazem todo tipo de malabarismo para entrar nesse espólio eleitoral.

Tudo isso mostra que, mesmo condenado, preso e fora da disputa presidencial, o ‘Jararaca’ não morreu, e continuará presente na campanha eleitoral com grande força política.

 

Foto: Wilson Filho/Cidadeverde.com

Delegados falam sobre 'Operação Natureza' em coletiva

 

O Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco) deflagrou na manhã ontem a ‘Operação Natureza’, para investigar fraude e corrupção em licenciamento ambiental no Piauí.

A polícia caiu em campo para cumprir dez mandados de busca e apreensão e sete de prisões temporárias expedidos pela justiça. Os mandados foram cumpridos em Teresina, Regeneração, Guadalupe e Brasília. 

São investigados na operação servidores da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) e empresários. O superintendente do Meio Ambiente, Carlos Moura Fé, é um dos presos, juntamente com analistas ambientais da Semar. 

O empresário Tiago Junqueira, dono da Fazenda Chapada Grande, em Regeneração, também foi preso. 

Corrupção

De acordo com nota divulgada pela Secretaria de Segurança, as investigações da operação começaram em 2015, por meio de uma denúncia anônima feita à Polícia Federal e, posteriormente encaminhada ao Greco, visando a apuração de crimes de corrupção ativa, corrupção passiva, associação criminosa e advocacia administrativa, além de crimes ambientais. 

Segundo a Polícia Civil, o prejuízo chega a mais de R$ 3 milhões e envolve supostamente desvio de verbas públicas, o uso irregular de bens públicos e emissão de licenças ambientais de forma irregular, dentre outros.

Rosa Rasteira White Preta Morena Recortes Off Rasteira Morena PPztHwq

Propina

Em entrevista coletiva concedida no final da manhã, os delegados Riedel Batista (geral), Rejane Piauilino (Greco) e Willame Morais (coordenador do Greco) garantiram que presos da operação recebiam propina para expedir licença ambiental no estado.

Na coletiva, os delegados justificaram que não podiam contar detalhes sobre as supostas fraudes e corrupção em licenciamento ambiental, já que a ação ainda está sob sigilo, por determinação da juíza da 4ª Vara Criminal.

A operação contou com o apoio de órgãos fiscalizadores, como o Tribunal de Contas do Estado, o Ministério Público do Piauí e de instituições financeiras.

Surpresa

Há que se esperar, naturalmente, a conclusão das investigações e a versão dos acusados para se fazer juízo do caso. Mas a operação surpreende. O superintendente da Semar, Moura Fé, é um técnico que desfruta de boa reputação profissional. Ele é servidor do Ibama e já serviu a vários governos.

O empresário Tiago Juqueira é um dos poucos que vieram de fora para investir no Piauí e aqui ficaram. Muitos outros deram no pé. Há mais de dez anos, ele implantou no município de Regeneração um megaprojeto de plantação de eucalipto, a Fazenda Chapada Grande.

O projeto, assentado em uma área superior a 20 mil hectares, conta com financiamento do Banco do Nordeste e incentivos fiscais e impulsionou o desenvolvimento do comércio de Regeneração e da região.

Foto: Divulgação

Vista da Fazenda Chapada Grande, em Regeneração

Danos ambientais

Só tem recebido elogios, menos dos ambientalistas, claro. Eles denunciam que o projeto de plantio de eucaliptos provoca danos ambientais gravíssimos.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) tem uma visão diferente, baseada em estudos científicos. Ela publica em seu site oficial que, “contrariando o título atribuído ao eucalipto de "desertos verdes", plantios comerciais dessa árvore (eucalipto) podem contribuir com a conservação da biodiversidade e exercer importante papel de indutor da recomposição de florestas nativas.”

Conforme ainda a Embrapa, “estudos mostram que no interior dos eucaliptais é possível encontrar uma diversidade considerável de espécies de árvores. Se manejadas corretamente, essas áreas podem se transformar em novos fragmentos florestais, destinados, por exemplo, à formação de Reserva Legal ou de Áreas de Preservação Permanente.”

A necessidade de atender a demandas legais e de sustentabilidade tem levado principalmente as empresas do setor florestal a investir em medidas para recomposição da vegetação nativa em áreas selecionadas da propriedade, anteriormente ocupadas por talhões de eucalipto.

Terra produtiva

O fato, porém, é que o empresário Tiago Junqueira transformou uma imensa área improdutiva do Médio Parnaíba em terra de grande produtividade.

Todos os anos, a fazenda realiza um Dia de Campo que reúne em torno de 500 produtores do agronegócio, muitos deles vindos de outros Estados.

A megaoperação  surpreende, também, porque a polícia, ao jogar a tarrafa, só recolhe piabas. Os peixes graúdos, mandantes e beneficiários do esquema – se ele de fato existiu – não foram fisgados. Como uma investigação que se estendeu por tanto tempo não chegou a eles?

Ou seria possível existir um esquema de corrupção de tal envergadura, dentro do governo, operando por tanto tempo, sem que os escalões do andar de cima soubessem?

Diante dos sucessivos assaltos e arrastões nos hospitais da rede pública, em Teresina, médicos, enfermeiros e outros profissionais que trabalham nesses locais estão em pânico. O medo atinge também os pacientes.

O Sindicato dos Médicos do Piauí realiza hoje à noite, em sua sede, uma assembleia geral de emergência para discutir o avanço da violência nos hospitais.

Delas participarão também dirigentes da Fundação Municipal de Saúde, diretores de hospitais e outros profissionais.

Pela manhã, a partir das 8 horas, haverá manifestação de profissionais que trabalham nas Unidades Básicas de Saúde (UBS's). Eles vão pedir aos gestores que tomem providências pragarantir a segurança dos funcionários. O ato será em frente à Fundação Municipal de Saúde.

Emoção e choro

Na terça-feira à noite, houve uma reunião na sede do Simepi que contou com a presença do presidente da Fundação Municipal de Saúde, Sílvio Mendes.

Durante a assembleia, houve relatos emocionados e indignados de médicos, especialmente dos que atuam no Programa de Saúde da Família (PSF).

Algumas médicas chegaram a chorar, ao relatar as situações de violência pelas quais já passaram no exercício de suas funções nos bairros e vilas de Teresina.

Até agora ninguém tem uma proposta concreta para enfrentar o avanço da violência nos hospitais.

Mas todos estão em busca de uma solução para o problema, antes que ele fique totalmente fora de controle.

 

 

Nova derrota

O PT sofreu uma nova derrota na Justiça. O Tribunal Superior Eleitoral rejeitou o pedido da defesa do ex-presidente Lula para que as emissoras de televisão incluam em suas coberturas diárias a campanha do petista.

Foi o primeiro julgamento de uma questão ligada à candidatura do ex-presidente ao Palácio do Planalto.

Sem campanha

A maioria dos ministros do TSE entendeu que, como Lula está preso, não existem atos de campanha a serem acompanhados pela imprensa.

O Tribunal Superior Eleitoral entendeu também que os veículos de comunicação têm liberdade para escolher os fatos que considerarem noticiosos, desde que não exista tratamento privilegiado.

Vice é vice

Os ministros decidiram ainda que não cabe ao candidato a vice-presidente, Fernando Haddad, ocupar o espaço que seria destinado a Lula.

Mais uma vez, portanto, o PT dá com os burros n’água, nessa sua luta para tentar tirar o ex-presidente Lula da cadeia e manda-lo para o planalto.

Pirataria

A cópia do plano de governo da candidata do PT a governadora do Rio Grande do Norte, senadora Fátima Bezerra, foi parar na mídia nacional.

A coluna Painel, da Folha de S. Paulo, e vários sites de notícias noticiam que a senadora pegou o programa usado pelo senador Wellington Dias, na campanha de 2014, e lançou no Rio Grande do Norte como se fosse dela.

Boca no trombone

“Quem levantou a questão foram blogueiros do Piauí”, informa a coluna, acrescentando que a campanha da petista esqueceu de trocar a menção aos eleitores de “piauienses” para “potiguares”.

A assessoria da candidata alega que o programa se inspirou no de Wellington Dias.

“Nosso plano foi construído de forma colaborativa, a partir de 7 seminários temáticos. (…) A equipe da senadora não vê problema algum em trazer para o RN projetos e experiências que deram certo em outros lugares”, informou por meio de nota.

Agora vai!

Sumido da campanha eleitoral, o ex-senador gravou mensagem em redes sociais declarando apoio ao candidato do Podemos a governador, senador Elmano Férrer.

"Quem conhece Elmano sabe do trabalho dele como prefeito de Teresina e como Senador, e sabe que ele fará muito mais pelo Piauí", afirma João Vicente.

 

 

* Carlos Said, o Magro de Aço, deu um susto na família e nos amigos. Foi operado e se recupera bem.

* O candidato do PSol a presidente da República, Guilherme Boulos, entrou com ação judicial contra o jornalista Augusto Nunes, da Veja.

* Em vídeo, o jornalista se referiu ao candidato como ‘maior gigolô de moradores de rua’ e que 'é o único sem-teto do mundo que nunca dormiu na rua'.

* A Justiça considerou pedido de Boulos contra comentário de Augusto Nunes como censura.

* Estudantes de diversos campi da Uespi farão paralisação hoje, reivindicando mais professores e melhorias para a universidade.

 

 

Pegou, levou!

Do humorista Fraga:

- Em início de campanha, políticos começam a pedir nossa confiança. Depois de eleitos jamais a devolvem.

Rosa Kit Dagg Kit Rosa Dagg Fitness Bolsa com Fitness com Bolsa Térmica Térmica PTYSqEwn
Twitter
Google+

A semana começou com duas notícias, uma boa e a outra ruim. A boa é que o Piauí apresentou o segundo maior crescimento nominal da Receita Bruta do setor de serviços, no período de 2007 a 2016.

A informação foi divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, na Pesquisa Anual de Serviços (PAS), referente ao ano de 2016. 

A receita do estado passou de R$ 1,6 bilhão, em 2007, para R$ 6,0 bilhões, em 2016, o que corresponde a uma elevação de 268,64%.

O estado que teve o maior crescimento da Receita Bruta de serviços no mesmo período foi Mato Grosso, com 333,38%, e a que menos cresceu foi o Amazonas, com 118,07%.

Violência

A notícia ruim é que o Piauí teve, em junho passado, o mês mais violento de 2018. Foram 61 assassinatos.

Com isso, a taxa mensal de homicídios, para cada grupo de 100 mil habitantes, subiu para 1,9.

Os dados são do Monitor da Violência, ferramenta digital criada pelo site G1.

As menores taxas de mortes violentas no Piauí foram registradas em abril e maio, com 1,3.

Depois, vieram fevereiro com 1,52; janeiro com 1,61 e março com 1,71.

O aumento da taxa de assassinatos no Piauí em junho não chega a ser assustador, pois nada mais choca ninguém, mas é motivo de preocupação para quem quer continuar a viver sem tanto sangue derramado.

 

 

Voo tucano

O prefeito Firmino Filho o prefeito de Bom Jesus, Marcos Elvas, presidente em exercício do PSDB no Piauí, a se mudar para Teresina durante todo o mês de setembro.

Firmino avalia que se faz necessária a presença de Marcos Elvas na coordenação geral da campanha do deputado Luciano Nunes ao governo.

O prefeito de Teresina acredita que o tucano pega voo no próximo mês.

Impugnação

O Ministério Público Eleitoral do Piauí pediu a impugnação do registro de 14 candidatos às próximas eleições no Estado.

Entre eles estão dois candidatos a senador – Frank Aguiar (PRB) e Marcos Vinícius (PTC), ambos da chapa do deputado Dr. Pessoa (SDD).

Também entrou na lista o deputado federal Heráclito Fortes.

Todos dizem que estão limpos e que confiam na Justiça.

Foto: Cidadeverde.com

Sarau Literário

O presidente da Academia de Letras da Magistratura Piauiense, desembargador Brandão de Carvalho, comanda hoje o I Sarau Literário Herculano Moraes, no Sesc Ilhotas.

A Academia entregará, na ocasião, o Diploma do Mérito Corintho Andrade a diversas personalidades.

Drogas

Começa hoje e vai até sexta-feira, em Teresina, no Instituto Antonino Feire, o II Seminário Internacional sobre Drogas.

O evento é organizado pela Casa do Oleiro, comunidade terapêutica que faz prevenção, tratamento e acompanhamento de dependentes químicos em Teresina.

A Casa abriga hoje 280 internos.

Nomes das ruas

A Prefeitura de Teresina realiza amanhã, a partir das 19 horas, na Uninovafapi, uma das cerimônias mais emocionantes da programação oficial do aniversário da cidade.

Trata-se da denominação das novas ruas, avenidas e praças – homenagem póstuma à memória daqueles que, muitas vezes anonimamente, contribuíram para a construção da cidade.

 

Foto: Divulgação

Carvalho em festa - O Grupo Carvalho abriu ontem à noite a campanha de seu 32º aniversário. O evento foi prestigiado por empresários, clientes e profissionais de imprensa.Em suas 45 lojas, o Grupo Carvalho emprega 5.500 funcionários. A empresária Van Fernandes, vice-presidente do Grupo, fez a saudação aos convidados e falou sobre a trajetória da empresa, seus desafios, suas conquistas e novas metas. O evento foi encerrado com show.

 

 

* Muita expectativa em torno do primeiro debate da TV Cidade Verde com os candidatos a governador, na próxima segunda-feira, a partir do meio-dia.

* O Sindicato dos Médicos do Piauí convocou para ontem à noite uma reunião de emergência em sua sede.

* Em pauta, a crescente violência nos hospitais. O presidente da Fundação Municipal de Saúde, Silvio Mendes, foi convidado.

* Já houve outras reuniões desse tipo, na FMS, com diretores de hospitais, comandantes militares e a cúpula da Segurança. Deram em nada.

 

 

Votos separados

O presidente regional do MDB e candidato a senador na chapa governista, deputado federal Marcelo Castro, participou da inauguração do comitê eleitoral do ex-presidente da Funasa, Henrique Pires, candidato a deputado estadual. Depois de tecer loas à atuação de Henrique Pires em Brasília, destacando a sua luta para viabilizar recursos para obras de saneamento em várias cidades do Piauí, Marcelo pediu licença e soltou:

- O meu candidato a presidente é  Lula. Eu sei que não é o candidato do Henrique Pires, que vota no Meireles, mas o meu é o Lula.

A sogra de Henrique Pires, Maria Emília, oeirense e ‘boca-preta” da gema, interrompeu:

- Mas o homem tá preso, deputado!!!

 

Foto: Pablo Cavalcante/RCV

Elmano Férrer lança ideia para oposições

 

O senador Elmano Férrer, candidato a governador pelo Podemos, jogou ontem uma proposta sobre a mesa da sucessão. Ele sugere que as oposições definam uma estratégia comum no Piauí para levar a eleição para o segundo turno e, lá, tentem emparedar o governador Wellington Dias, que busca a reeleição.

Em sua opinião, cada candidato ou coligação oposicionista deve manter sua estratégia eleitoral, tendo em vista, porém, um horizonte de segundo turno. Ele não detalhou, contudo, como seria esse plano.

A ideia do senador mostra uma certa impaciência dele com o baixo rendimento da oposição, mas ela tem pouca chance de prosperar. Primeiro, porque Elmano não está na cabeça das pesquisas entre os candidatos de oposição. Segundo, porque seria passar um atestado público de que o governador é imbatível.

Virada

A tendência, portanto, é que a campanha siga com o governador liderando com folga as pesquisas de intenção de voto e com chances de definir a parada já no primeiro turno. Wellington ganhou suas três eleições anteriores para o governo sempre no primeiro turno.

É fato que ele vem caindo, mas até aqui não há evidências de que as oposições tenham se beneficiado disso. Os principais candidatos oposicionistas ao governo – Dr. Pessoa (SDD), Luciano Nunes (PSDB) e Elmano (Podemos) – parecem estagnados. 

A esperança das oposições é que este cenário se altere substancialmente com a propaganda eleitoral no rádio e na TV, que será aberta na sexta-feira, dia 31. A conferir.

 

Tênis Malha Malha Branca Retta Sola Tênis Shoes Preto com

 

Arrastão

A Unidade Básica de Saúde Dr. Fernando Correia Lima, localizada no bairro Portal da Alegria, zona Sul de Teresina, viveu momentos de terror no início da tarde de ontem.

Armados, dois assaltantes fizeram um "arrastão" na UBS e ainda dispararam contra um técnico que fazia a manutenção de impressoras, identificado como Wiily Júnior.

Terror

O técnico foi socorrido e levado para o Hospital de Urgência de Teresina. Os ferimentos da arma de fogo atingiram a coxa, informou a Fundação Municipal de Saúde. 

Uma funcionária da UBS relatou o momento de terror pelo WhatsApp:

“Gente, pelo amor de Deus, a UBS do Portal da Alegria acabou de ser assaltada: bala, tiro... Meu Deus do Ceú! Eu vi a morte. Não tem condições de trabalho desse jeito”, desabafou a mulher.

Os bandidos levaram celulares e relógios de funcionários da unidade básica.

Tuitaço

A presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffman, garantiu ontem que o PT não patrocinou o tuitaço de sábado a favor do governador Wellington Dias.

A senadora foi taxativa: “O PT nunca utilizou esse tipo de prática. Nossa relação com as redes sociais sempre foi de engajamento político. Nunca precisamos disso, até porque temos muita presença nas redes sociais. Estamos averiguando o que aconteceu para tomar as medidas que forem necessárias.”

O Ministério Público Eleitoral vai apurar o caso.

Homenagem

Falecida em abril deste ano, dona Alaídes Nascimento será homenageada com o nome de uma avenida na zona Sul de Teresina. O projeto partiu do vereador Caio Bucar.

Líder comunitária, Alaídes fundou e presidiu o Conselho Comunitário e Popular da Capelinha de Palha, bairro onde residia e desenvolveu ao longo de anos um amplo trabalho social.

Era esposa do jornalista, advogado e ex-vereador Pedro Alcântara Nascimento.

 

Foto: Divulgação

Comitê - Os candidatos às próximas eleições estão inaugurando seus comitês em Teresina. Ontem, foi a vez do deputado Fábio Novo (PT), que disputa a reeleição. Lideranças, militantes e simpatizantes petistas prestigiaram o evento.

 

 

* A Secretaria de Educação está lançando o dispositivo do pânico nas escolas, para evitar a criminalidade nesses estabelecimentos.

* O programa começa por 23 escolas de Teresina e oito de Parnaíba. O plano é estendê-lo para outras da rede estadual.

* A campanha do senador Elmano Férrer ao governo ganhou o reforço do publicitário Silvio Leite.

* Nos municípios do interior do Piauí, a campanha eleitoral está mais agitada do que em Teresina.

 

 

Juntos e separados

Do presidente da Câmara Municipal de Teresina, Jeová Alencar (PSDB), coordenador da campanha do Dr. Pessoa (SDD) ao governo, justificando por que não acompanhou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themístocles Filho (MDB), na ida dele para o palanque do governador Wellington Dias:

- O deputado continua meu amigo, mas ele tem o CPF dele e eu tenho o meu.

 

Fofo: Cidadeverde.com

Abertura da Campanha de Vacinação, em Teresina: sem crianças

 

A campanha contra a paralisia infantil e o sarampo chega ao fim como um retumbante fracasso. Isso apesar da prolongada campanha publicitária com apelo para se levar as crianças aos postos de vacinação, veiculada maciçamente nos meios de comunicação e nas mídias sociais.

A campanha não alcançou nem metade da meta, em um país que já ostentou vacinações em massa com índices superiores a 90% de cobertura.

A nova campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo começou no dia 6 deste mês e vai até sexta-feira, dia 31. Todas as crianças de 1 a 5 anos de idade devem tomar as vacinas.

Desinteresse

Há uma semana, o Ministério da Saúde informava que a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo ainda precisava alcançar 5 milhões de crianças.  Apenas 56%  delas havia recebido as doses previstas.

Segundo o Ministério, entre os estados com menor cobertura na campanha, estão Rio de Janeiro, com 36,27% do público-alvo vacinado para pólio e 37,62% para sarampo, e Pará, que tem 41,04% para pólio e 41,04% para sarampo.

Já os estados com melhor cobertura são Rondônia, com 88,89% para pólio e 87,42% para sarampo, e Amapá, com 82,74% para pólio e 82,58% para sarampo.

Em Teresina, fracasso

O Dia D Nacional da Vacinação foi em 18 de agosto. Devido ao aniversário de Teresina, com fim de semana prolongado que naturalmente aumentaria as ausências, a Fundação Municipal de Saúde mudou sua estratégia e transferiu o Dia D para sábado passado, dia 25.

Pelo visto, porém, os pais continuaram em férias uma semana depois do aniversário da cidade. A meta de cobertura na capital é de 49.330 crianças até 5 anos. Até sábado passado, apenas 37% estavam vacinadas.

A abertura foi na Unidade Básica de Saúde Francisco Ramos, no bairro Cidade Satélite, organizada pelo Rotary, com brinquedos, pula-pula, lanches, Zé Gotinha e palhaço.

Preto Shoes Tênis Branca Malha Tênis com Malha Sola Retta Frustração: na abertura, apesar da divulgação, não tinha uma criança. Até o encerramento das atividades, perto do meio dia, chegaram 5 crianças para a vacinação.

Em Teresina, são 104 salas de vacinas, com a mobilização de centenas de servidores. Só a vacina contra paralisia infantil custou quase R$ 500 mil.

Doenças voltam

Atualmente, o Brasil enfrenta pelo menos dois surtos de sarampo – em Roraima e no Amazonas.

Até agora, foram confirmados 1.087 casos de sarampo no Amazonas, enquanto 6.693 permanecem em investigação.

Já o estado de Roraima confirmou 300 casos da doença, enquanto 67 continuam em investigação.

Há ainda casos isolados e relacionados à importação identificados nos seguintes estados: São Paulo (2); Rio de Janeiro (18); Rio Grande do Sul (16); Rondônia (1); Pernambuco (2); e Pará (2).

Descaso

O processo de vacinação estabelecido pelo Ministério da Saúde para crianças de até 5 anos é de vital importância, não só pela proteção de doenças, como também para a redução da mortalidade infantil. A vacina é gratuita.

Todos os responsáveis pelas crianças estão devidamente informados da importância das vacinas e do perigo iminente de retorno de doenças  consideradas extintas. E muitos, seguramente, não têm um motivo justificado para tamanha indiferença com a saúde das crianças.

Entre os pais ou responsáveis por esse descaso, estão, sem dúvida, aqueles que mais gostam de jogar pedras nos políticos e no governo, especialmente no Sus, berrando que a saúde não presta!

(Com informações da EBC e da FMS)

 

Marinho Sapatilha Feminina Sapatilha Luiza Couro Bicolor Barcelos Couro 1gqg8z
Twitter
Google+

Foto: folha de batalha

Laço Rasteira Vizzano Rasteira Vizzano Azul qtPF8

O Hospital de Batalha é um dos 94 que não recebem repasses da Saúde 

 

A crise nos hospitais de Campo Maior e de Castelo do Piauí ocupou o noticiário da semana passada. A situação foi exposta a partir de áudios de seus diretores que vazaram através das redes sociais, nas quais relataram a falta de insumos para o funcionamento dos hospitais.

O secretário de Saúde, Florentino Neto, também se pronunciou, negando a crise. Ele garantiu até que o Hospital de Campo Maior, por exemplo, tem R$ 500 mil sobrando em caixa e créditos a receber.

O vazamento dos áudios resultou na exoneração dos diretores dos dois hospitais e repercutiu amplamente também nos meios políticos.

Estado deve a hospitais

A penúria dos hospitais, negada pelo secretário de Saúde, não se resume, porém, a esses dois. A situação da saúde no interior é dramática.

Conforme o Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde, estão atrasados os repasses para os 94 Hospitais de Pequeno Porte (HPP). Esse atraso já chega a 10 meses.

São quatro meses do Governo Zé Filho e os demais do Governo Wellington Dias.

O Cosems informou que houve gestões junto à Secretaria de Saúde, intermediadas pela APPM e pelo próprio Conselho, para acertar os pagamentos, mas os vários acordos firmados ao longo do tempo não foram cumpridos.

Mais atraso

O Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde informou ainda que estão atrasados também os repasses dos recursos do cofinanciamento do Sus. Esse atraso chega a 12 meses de atraso.

O Governo do Estado deve repassar esses recursos para os municípios com o objetivo de fortalecer a atenção básica no interior. Aí estão incluídas as ações do Programa de Saúde da Família (PSF).

O município com 10 mil habitantes deve receber R$ 9 mil por mês. O que tem 20 mil habitantes tem direito a um repasse mensal de R$ 19 mil para o confinanciamento da atenção básica.O repasse desses recursos está atrasado para os 224 municípios do Piauí.

O Cosems não soube informar o valor da dívida. Só o município de Teresina tem R$ 15 milhões a receber.

Justiça

Agora, os prefeitos começam a buscar a via judicial para resolver o problema, ou seja, para receber os pagamentos em atraso.

Eles alegam que não têm condição de continuar bancando as despesas com a saúde sem a contrapartida obrigatória do governo.

 

Foto: Wilson Filho/Cidadeverde.com

Gaeco apresenta relatório da Operação Escamoteamento

 

A terceira fase da Operação Escamoteamento foi deflagrada ontem, para cumprir sete mandados de prisão preventiva, seis mandados de prisão temporária e 16 de buscas e apreensão. Os referidos mandados foram expedidos pelo Juízo da Vara Única de Cocal.

A operação é um desdobramento da investigação iniciada em Cocal, em abril do ano passado.

A nova apuração tem como foco o desvio de recursos públicos do município de Buriti dos Lopes, onde algumas empresas e empresários da Serra da Ibiapaba, no Ceará, juntamente com a participação de agentes públicos, são acusadas de desvios de recursos públicos entre os anos de 2013 e 2016.

Também foi requerido pelo Ministério Público do Piauí o bloqueio no total de R$ 8.388.822,64 de bens dos investigados, valor inicialmente detectado de prejuízo ao erário.

A investigação

A operação foi comandada pelo Gaeco – Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Estado do Piauí, com o apoio da Controladoria Geral da União, Tribunal de Contas do Estado, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil do Piauí e Polícia Militar do Piauí, além do Ministério Público do Estado do Ceará.

Todas as homenagens ao diligente Gaeco, que se embrenhou pelo interior do Piauí e, num trabalho árduo, descobriu furtos milionários dos combalidos cofres públicos municipais.

Foi um trabalho deveras estafante e o Ministério Público Estadual, de tão absorto nele, não pode ver nem desconfiar do violento saque de quase R$ 120 milhões no Programa do Transporte Escolar, bem aqui pertinho, só descoberto recentemente pelo Ministério Público Federal e pela Polícia Federal!

Por fim, nada mais apropriado do que batizar essa batida de “Operação Escamoteamento” 

(Com informações do Gaeco/MPPI)

 

 

A carta

A bancada do MDB está perdendo a paciência com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themistocles Filho.

Ontem, os deputados assinaram uma carta dirigida a Themístocles apelando para que ele declare o quanto antes apoio à campanha de reeleição do governador Wellington Dias.

A resposta

A carta é assinada pelos deputados João Madison, Severo Eulálio, Pablo Santos, José Santana, Liziê Coelho e pelos candidatos a deputados Ismar Marques e Henrique Pires, todos em campanha no palanque governista.

Themístocles ainda não se manifestou publicamente sobre o cerco de seus colegas.

Escaldado

O presidente da Assembleia Legislativa tem resistido tanto a se engajar na campanha de reeleição do governador Wellington Dias por dois motivos básicos.

O primeiro é muito conhecido: o governador puxou o tapete delena formação da chapa majoritária, pois Themístocles sonhava ser candidato a vice-governador.

O segundo é que já houve um acordo de cúpula na chapa governista para que o futuro presidente da Assembleia seja um deputado do Progressistas.

Fim da greve

A greve de 77 dias dos professores da rede estadual de ensino chegou ao fim. O Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte) anunciou ontem que a categoria decidiu cumprir a decisão judicial e retornar às aulas hoje.

Os professores vão seguir em estado de greve, até o pagamento integral do piso do magistério.

Foto: Divulgação

Integração jurídica - O ex-presidente nacional da OAB, Marcus Vinícius Furtado Coelho, foi um dos conferencistas na abertura do Brics Legal Forum Conference (Fórum Jurídico dos Países dos Brics), ontem, na Cidade do Cabo, África do Sul. O evento prossegue até hoje e reúne juristas do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O objetivo é discutir a integração jurídica dos chamados países emergentes. “Segurança jurídica e liberdade são dois valores fundamentais para o progresso social e econômico das nações que compõem os Brics”, disse Marcus Vinicius Coelho, na abertura do evento.

 

 

* A baixa agora é no MDB: o oeirense Mauro Tapety desistiu de disputar um novo mandato de deputado estadual.

* Quem puxou a lista dos desistentes foi o deputado federal Rodrigo Martins (PSB).

* Ainda que involuntariamente, o senador Elmano Férrer (Podemos) acabou criando um problema para seus colegas Ciro Nogueira e Regina Sousa.

* Ele se licenciou do mandato para disputar as próximas eleições. Ciro e Regina também são candidatos, mas com todas as benesses do mandato.

 

 

O Midas da Chapada do Corisco

Em entrevista à TV Cidade Verde, o candidato do Avante a senador, Quem-Quem, garantia que a sua condição de homem simples, vendedor de cocada, havia lhe dado a chance de aprender muito com a vida. E enfatizava que isso fez dele um PhD em transformar pouco em muito. Um eleitor não se conteve:

- Pois, para ir agora para Brasília, o Quem-Quem está com o desafio de transformar pouco voto em muito!

 

Tem gente que faz cara feia quando se diz que o Congresso Nacional é a cara do Brasil. Ou seja, que os políticos que estão lá são as caras de seus eleitores. Sim, porque, em primeiro lugar, não se chega ao parlamento sem voto. Os congressistas são fruto, portanto, da vontade das urnas.

Estão sentados em cadeiras do Senado ou da Câmara dos Deputados brasileiros que, sobretudo, tiveram votos – ou que lhes foram dados livremente ou comprados, mas tiveram.

Retta Shoes Malha Malha Sola Tênis Preto Tênis com Branca Portanto, não resta dúvida: o Congresso é a cara do Brasil, com seus defeitos e suas virtudes.

Malhando em ferro frio

Quem ainda duvida disso – isto é, que o político é a cara do eleitor – é só prestar atenção nas pesquisas de intenção de voto.

O ex-presidente Lula, condenado e preso por corrupção, é quem lidera com folga todas as pesquisas eleitorais. E em ritmo crescente.

Na última, do Datafolha, divulgada ontem, ele já aparece com 39% das intenções de voto.

Então, responda rápido e francamente: de que adiantou tanto esforço da Lava Jato, de que adiantou a declaração de guerra aos corruptos da política, se aquele que é acusado de ser o chefe da maior organização criminosa da política brasileira está batendo nos 40% de intenção de voto para presidente?

Com que cara o brasileiro que carrega nos braços um presidiário condenado por corrupção e lavagem de dinheiro pode reclamar de corrupto e se julgar diferente dele, do corrupto?

 

 

Ação contra Frank

O Ministério Público Eleitoral entrou ontem com ação contra os registros das candidaturas dos candidatos a senador na chapa encabeçada pelo Dr. Pessoa, do SDD.

O candidato Marcos Vinícius foi condenado pela Justiça Eleitoral e pelo TRE, por uso da máquina nas eleições de 2016, em Novo Oriente, onde era prefeito.

Já o candidato Frank Aguiar responde pela rejeição das contas da Prefeitura de São Bernardo do Campo, onde era vice-prefeito e chegou a assumir o cargo de prefeito.

MP aperta Uespi

O Ministério Público Estadual fará amanhã, das 9 às 13 horas, audiência pública para deliberar sobre a situação da Universidade Estadual do Piauí, no que se refere às disciplinas sem professores, aos cursos denegados e às nomeações de docentes.

A audiência está marcada para a sede Leste do MPPI, na Avenida Lindolfo Monteiro, 911.

O reitor da Uespi, Nouga Cardoso, vai para a audiência já com o ato de convocação de 160 professores em mãos.

A greve nas escolas

Essa greve que paralisa há mais de dois meses as escolas estaduais só dura tanto porque não estudam na rede pública do Piauí os filhos do governador, dos deputados estaduais e federais, de senadores e muito menos dos professores.

Ou seja, nessa guerra, os únicos perdedores são crianças e jovens que tiveram a má sorte de não serem filhos e netos dos antagonistas no embate.

Adesão

Um dado alentador, no entanto, foi dado ontem pelo governador Wellington Dias: das mais de 600 escolas da rede estadual, pouco mais de 70 foram efetivamente atingidas pela greve do magistério.

Isto é, pouco mais de 10%.

Maluf cassado

Nove meses depois de o Supremo decretar a perda do mandato deputado Paulo Maluf (PP-SP), a Mesa Diretora da Câmara decidiu cumprir a decisão da Justiça.

Maluf foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal a 7 anos de prisão por lavagem de dinheiro que supostamente teria desviado dos cofres da Prefeitura de São Paulo, durante seu mandato de prefeito, entre 1993 e 1996.

E pode isso, Arnaldo?

Ainda não está claro, porém, se se trata de um ato de efetivo cumprimento de decisão judicial ou se de um ato de demagogia ou de embromação da Mesa da Câmara.

O artigo 55 da Constituição é muito claro: a perda do mandato só pode ser decretada por ‘maioria absoluta’ da Câmara.

Por que, nestes nove meses, a Mesa da Câmara não submeteu a cassação de Maluf ao plenário, como manda a lei?

 

 

* Será hoje, a partir das 19h, na Livraria Entrelivros, o lançamento do livro “Comunicação , Identidade e Subjetividade”, organizado pelos professores Gustavo Said e Monalisa Xavier, da Ufpi.

* A primeira-dama Lucy Carvalho lançou ontem à noite, no Sesc Ilhotas, a sua candidatura a deputada estadual pelo Progressistas.

* O Sinte-Pi manteve ontem o acampamento de grevistas ao lado do Palácio de Karnak, com muito barulho e pouca adesão.

* O Brasil não é para principiantes, como diria o compositor Tom Jobim. Preso, Lula tem mais voto do que solto.

 

 

As pesquisas

Do humorista Fraga:

- Você nem suspeita, mas faz parte das estatísticas sobre pessoas alheias a pesquisas.

 

Posts anteriores

Detalhes do produto

Tênis Malha Preto Retta Shoes com Sola Branca.

O interno é a própria malha do externo, tornando o tênis muito mais confortável. A sola é feita de EVA expandido fazendo com que a pesada fique mais leve e confortável.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp